8.5.07

Loving BCN

O dia amanheceu feinho e até chovia aquela chuva miúdinha. Mas saí de casa rumo a Barcelona. E não podia ter feito melhor aposta!

O sol sorriu assim que saí do metro. Depois de algumas visitas cinzentas e chuvosas, regressei ao local mítico que é a Sagrada Família. Desta vez com sol, desta vez para entrar.

Antes, passei no Hospital de Sant Pau, que está uns metros acima, no topo da Avenida Gaudí (foto acima). De cada vez que lá vou encontro pormenores novos que me fazem ficar mais e mais encantado com a fabulosa obra de Montaner.

Depois perdi o ar. Doeu-me a barriga todo o tempo que estive dentro da Sagrada Família. Ainda em obras, ainda longe de ser ainda mais esmagador do que já é, o templo é o maior símbolo de Barcelona.

Já me tinha marcado a primeira visita. Confesso que dormi mal nessa noite, porque a força da construção e as imagens que guradava do que tinha visto me atordoavam. Voltei várias vezes, mas ainda me é dificíl disfarçar a emoção de ver de perto uma das mais incríveis construções que a humanidade foi capaz de realizar.

Mas desta vez foi diferente. Estive lá, mais perto: dentro. E vi cada promenor que a genialidade de Gaudí tinha projectado e a inteligência que e necessária para, há mais de 100 anos, se erguer esta obra imponente.

Vi-o crescer, ali do lado das entranhas, senti-me parte daquele corpo: vivo! E mais do que isto não consigo dizer. Tal era a excitação que me invadia naquela hora e meia em que toquei as pedras com a força de quem as queria trazer consigo.

PS - Enquanto estava lá dentro fartei-me de receber mensagens de Guimarães. 6 ao todo! Grande Vitória! :)

2 comentários:

aL disse...

e tiveste também pulmão para subir por ali acima? impressionante, de facto! estás numa grande grande cidade :) aproveita!

Cláudio Rodrigues disse...

tenho inveja de tí! ao menos continua a postar fotos...

cada vez estou mais ougado. quero ir a Barcelona!!!