8.5.07

Assim é Barcelona

Na semana passada visitei duas exposições no Forum Barcelona. A cidade condal é o mote de ambas, ainda que a abordagem seja diferente.

Barcelona Sansations
faz uma viagem histórica por Barcelona - centrando-se especialmente na evolução urbanística da cidade -, traçando depois um retrato da BCN de hoje.
Há alguns números interessantes e divertidos que recordo. Na cidade há 180.000 pombas, 11.000 taxis, 3.000 esplanadas, 152.000 árvores. Em Barcelona vivem apenas 1,6 Milhões de pessoas, ainda que o Barcelonês - a área metropolitana - tenha 4,5 Milhões de habitantes.

Barcelona tem uma excelente rede de transportes. Só no Metro, passam por dia 1 Milhão de pessoas, o que ajuda a perceber como é que apenas 25% da população da Grande Bracelona utilizam habitualmente o carro.

Mas nem tudo é positivo na capital da Catalunha. 18% dos barcelonins vivem perto do limiar de pobreza, o,2% são sem-abrigo e há 12% de alcoólicos. Outro dos grandes problemas da cidade é a habitação. Os apartamentos custam, em média, 6.000 euros por m2, e normalmente não têm mais de 60 m2.

A exposição termina com uma instalação audiovisual cativante: Barcelona 24 horas. 8 câmaras de vídeo acompanharam um dia na cidade. Situadas em pontos estratégicos da cidade, como a Rambla, o Raval ou a Barceloneta, testemunharam a vida que enche as ruas de Barcelona. O vídeo passa em movimento acelerado o que torna ainda mais impressionante a forma como Barcelona fervilha 24 horas por dia.

A outra exposição é a projecção de futuro de Barcelona. O projecto Barcelona, riu a riu quer fazer crescer Barcelona e torná-la um contínuo urbano entre El Prat e Besós. E não faltam projectos que farão com que, em meia dúzia de anos, já não conheça esta cidade em que passo um momento único da vida.

Na zona do Forum, no extremo leste da cidade, via nascer um Zoo marítimo, um campus audiovisual e o parque BCN media. O património indutrial do Poble Nou será recupeado e na Sagrera será contruída uma enorme estação multimodal - e eu queria tanto ter aquela maquetaa em casa! :)

Um cidade com vida, sem dúvida! Eu queria ter uma assim...

2 comentários:

Cláudio Rodrigues disse...

Com atraso:
Fica aí!!!

(no bom sentido da expressão)

Cláudio Rodrigues disse...

Poble Nou, bem me parecia que conhecia esta palavra. É onde fica o Razzmatazz, esse famoso clube. Já lá foste?