10.4.07

Vendetta!

Algumas dass dúvidas que referia aqui - e outras... - encontram eco neste grande filme. Revi-o no último domingo - curiosamente tinha-o visto no cinema no dia de Páscoa do ano passado - e senti aquele desconforto das perguntas incómodas.

V for Vendetta não teve grande sucesso - o que se compreende, dado o ambiente revolucionário e contestatário da pelicula. Mas a mim encheu-me as medidas. Excelente argumento e guião. Visualmente resulta muito bem. E lança perguntas que nos deviam inquietar: E se o Estado for o verdadeiro terrorista? E se a nossa existência estiver marcada por uma grande mentira de que poucos se dão conta?
Estes são temas caros aos "manos" Wachowski, que já nos tinham dado o excelente Matrix - o original, porque as sequelas são más como pão espanhol. E neste filme são explorados de uma forma brutal, numa apologia da violência justiceira que há anos anda arredada dos discurso socialmente aceite - "ai e tal que o revolucionários são uma cambada de terroristas!".

Além disso, V de Vendetta tem Natalie Portman - que também entra em Closer, outro filme marcante para mim. Com o cabelito rapado, que tão bem lhe fica...

Um comentário:

... disse...

ehehe...tinha que ser...:P