20.3.07

Onde está a verdade?

Estou completamente rendido à disciplina de Teoria e Análise da Televisão. A cadeira vale porque é uma oportunidade única de contacto com a Teoria da TV, mas sobretudo pelo dinâmica que a professora dá às aulas, intercalando a exposição teórica com o recurso a exemplos práticos, passando excertos de programas de TV e documentários sobre a história da “caixinha” – aqui usam-se os suportes audiovisuais em praticamente todas as aulas e cada sala está equipada com o seu computador, leitor de VHS e DVD e um projector de media…

Na aula de hoje, dedicado ao género do documentário, assistimos a “Sacrifício - Quem Traiu Che Guevara?”, um filme de 2001, realizado por Erik Gandini e Tarik Saleh, para a televisão pública sueca.

Gandini e Saleh partem de uma pista concreta – o homem que a História afirma ser o delator de Che Guevara, Ciro Bustos, está a viver na Suécia. Nunca tinha quebrado o silêncio desde o final da década de 60, mas os dois jovens realizadores conseguem fazê-lo falar. A história afinal não é tão linear como sempre foi contada. Bustos nega ter entregue Ernesto, com quem mantinha uma relação de confiança e cumplicidade. A certa altura o filme indicia Regis Debray – capturado na mata boliviana aquando a Busto – como o verdadeiro autor da denuncia de Che.

E de repente, um dos mais respeitados intelectuais da segunda metade do século XX leva com o rótulo de chibo. Sem querer entrar na história propriamente dita, recordo, por exemplo, o documentário que punha em causa da autoria do 11 de Setembro, ou o próprio Michael Moore, e sinto-me desconfrotável. A História é escrita pelos vencedores, já o sabia. Mas vejo-a escrita, cada vez mais, à medida de alguns interesses, nem sempre claros.

Onde está a verdade, afinal?

2 comentários:

... disse...

Que bom que estas a gostar!! :D...prometo voltar aqui...a este teu cantinho!! :) beijo

Filipa disse...

XAMINHAAAAAAA!! :D ja vi ke te estas a divertir muito por aí, é so aventuras :P e o meu pai tb ja acompanha o teu dia-a-dia aí em barcelona :) ja lhe peguei o vicio ;) mas tou muuuito sentida ctg sabes!? inda nao me tens como a tua vizinhança da blogosfera :( Bjinho grande Xaminha :D aproveita muito!