11.4.07

Pablo

Há dois meses em Barcelona, e só agora fui ao museu Picasso.

Aproveitando o saudável hábito espanhol de franquear as portas de boa parte dos seus museus no primeiro domingo de cada mês, e em boa companhia, enfrentei o sono de um domingo de manhã, uma fila de meia hora e as paranóias de segurança e entrei no museu, que fica numa das ruas mais apaixonantes da zona velha de Barcelona, o carrer de Montacada.


O museu agrupa as obras da infância e da juventude do mais famoso pintor mundial, criadas em Málaga, Corunha e Barcelona, assim como boa parte dos quadros pintados durante o seu percurso académico, em Madrid, a sua veia da ceramista e de cartoonista - bem picante, sublinhe-se - e a explosão artística das fases azuis e rosa.

E claro também há por lá algumas das suas primeiras obras cubistas e a fabulosa sequência de "As meninas" (foto acima) só ao alcance de um génio com uma formação tão sólida como Picasso. O homem pegou na obra homónima de Velásquez e dêsconstruindo-a num jeito só seu... Excelente!

Não sendo o meu pintor preferido - prefiro os camaradas catalães, Miró e Dali, entre os artistas do XX - Picasso é inegavelmente um nome grande. Por isso, o museu é uma fantástica oportunidade de estar perto de obras saídas da mão de um génio. E de perceber o seu percurso criativo. E de guardar argumentos quando ouvir dizer que o "gajo não sabia pintar e eu também fazia aquelas borradas".

- "Então olha para "Ciência e Caridade" (foto à esquerda) e passa cá mais logo!"

2 comentários:

... disse...

é mesmo um privilégio poder estar assim tao perto...:)

Paulo Lopes Silva disse...

eu so nao vi o caixa forum e o macba! Foste um guia formidavel :P

agora é voltar a contar os dias...desta vez para a tua chegada á terrinha :P
Grande ABRAÇO!