11.3.07

A magia da redondinha

Uma vez disse a um amigo que só havia um jogador no Mundo capaz de retirar a Ronaldinho o título incontestado de melhor jogador de futebol do planeta. Ontem, o puto deu-me razão.

Não vi todo o jogo, mas ontem Barcelona assistiu a mais uma partida louca, rechaeada de golos e momentos daqueles que me fazem um adepto feliz. Pena o Barça não ter ganho, mas pelo menos segue na frente da Liga, porque em Maio quero festejar o título espanhol e a Taça do Rei.

Sobre o jogo, algumas notas.

Camp Nou cheio, coberto de cartolinas que desenhavam a bandeira da Catalunha e o símbolo do Barça é um imagem lindíssima. E que em Portugal raramente encontramos. Quem é o homem que sobe aquele palco e não tem vontade de soltar magia?

Festejar um golo do Barça, no centro da cidade, entre japoneses, ingleses e espanhois é uma sensação arrepiante. Eu sei que sou fanático da bola e adepto do Barça há longos anos, mas a alegria, garanto-vos, é contagiante. Ainda assim, fiquei um bocado decepcionado. O grito a cada golo do Barça foi pouco forte, não foi colectivo. Bem sei que na cidade há muito mais do que barcelonins, mas estava à espera de mais.

O Barça é parte da identidade catalã e também um dos produtos turísticos mais importantes da Região - em dia de jogo, dizia-me ontem um estalajadeiro, os preços sobem e os hotéis estão completos. A cidade está inundada de referências ao seu maior clube e os turistas compram camisolas, cachecois e outros produtos de merchandising do Barça com a mesma vontade com que tiram fotografias à Sagrada Família. E são poucas as cidades turíticas capazes de oferecer este produto.

ps - Falando em futebol e em "miúdos-maravilha", também na noite de ontem o meu futebolista português favorito completou 100 jogos consecutivos como titular de um dos grandes clubes nacionais e ainda apontou um belo golo. A minha pequena homanagem, João.

ps 2 - Sempre sonhei usar a palabra estalajadeiro... Hoje consegui!

5 comentários:

casimirosilva disse...

palabra?

Sílvia disse...

Ai esse espanholês!!! :)

Samuel Silva disse...

plabra donra! :P
Não é espanholês, é espanholão. Que isso são as influências do catalão... :*

casimirosilva disse...

Boa! Em grande!

Samuel Silva disse...

Eu queria era ter dito portulão... :#