4.7.07

Leaving Barcelona

Os últimos dias em Barcelona foram passados a despedir-me da cidade. Quis regressar aos locais de que mais gostei na cidade e conhecer aqueles pedaços da cidade mais escondidos dos olhares turísticos. Entre eles o Monestir de Pedralbes (à esquerda) – no extremo Noroeste da cidade. Este é um fantástico complexo Medieval que tem como centro o mosteiro, mas vale também pelo casario que o envolve e pela beleza simples da rua de acesso.

O passeio - que durou um dia inteiro e me pôs os pés numa miséria - teve passagem ainda pelo Mercado de Sarrià, Colégio de Santa Teresa, Parque da Estação do Norte, Auditório de Barcelona e Teatro Nacional da Catalunha (em baixo).

As burocracias do regresso e as limpezas finais da casa roubaram-me tempo que gostava de ter usado para voltar a ver cantinhos da cidade que me marcaram particularmente.

Por estes dias, entrei finalmente na Pedrera, uma das mais míticas obras de Gaudi na cidade. A casa é imponente e carregada de pormenores de genialidade, mas nada tem a força do terraço. Não é apenas o conjunto de esculturas que encimam a obra, é especialmente a vista de Barcelona – e o luxo que é quase poder tocar a Sagrada Família ali de cima – que me fascinaram no dia da despedida da cidade.

As noites foram igualmente preenchidas. Acompanhado pelos amigos que mais me marcaram durante esta experiência, vivi a noite de Barcelona mesmo até às últimas horas do meu Erasmus.

Especial foi a noite de quinta-feira. Um jantar na “Casa do Povo”, o F307, que juntou a “comunidade portuguesa” e grande parte dos melhores amigos estrangeiros que fiz por aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

E eu gostei bastante de ler a tua aventura :)