18.6.07

"I'm gonna take a shower and get out of your life"

Andar distraído do cinema às vezes tem destas coisas: volta e meia leva-se uns safanões. Ontem à noite levei um belo par de estalos. À conta deste filme.

Hard Candy é uma primeira obra para cinema de um realizador que vem da publicidade. E isso nota-se no filme, não só do ponto de vista visual (enquadramentos e escala de planos, particularmente), mas também de alguma siplicidade (aparente) da narrativa. É, na essência, um filme simples, onde há apenas três personagens, e duas delas preenchem 90% da obra.

Não é, portanto, um filme muito convencional. Mas é excelente a forma como o argumento se constrói em torno de apenas duas personagens, sem se tornar cansativo. E como a narrativa se joga num plano sugestivamente psicológico, que acaba por prender ao ecrã.

Ainda que o argumento vá deixando algumas pontas demasiado soltas e perca alguma consistência em dados momentos, o sofrimento não explícito que está lá sempre é desconfortável - ao ponto de ter estado a pensar no filme durante todo o dia. E valem ainda duas magníficas prestações dos actores Patrick Wilson e, sobretudo, Ellen Page.

Além de ser um bom filme, tem este cartaz lindo. E alguns diálogos fabulosos, onde há frases com a força da que dá título a este post.
E a banda sonora inclui uma música pela qual já desmonstrei o meu fascínio.



Espreitem aqui o trailer.

Nenhum comentário: