24.6.07

Caixa Forum


Os bancos espanhóis não se dedicam apenas à usura. Os grandes bancos nacionais têm fundações que apoiam as artes ou têm importantes obras sociais. É o caso da “La Caixa”. O banco criou uma fundação que apoia refugiados, por exemplo. E é também uma grande exemplo de mecenato àas artes.

O grande projecto do Fundação é o museu Caixa Fórum, bem próximo do Palácio Nacional, na Praça de Espanha, que aproveita uma antiga fábrica de arquitectura modernista, e a transformou num museu dedicado especialmente às artes contemporâneas. A obra de recuperação do edifício é impressionante.

Tive sorte. Grande parte das exposições patentes neste momento na Caixa Fórum são de fotografia: “FotoPres” – uma mostra dos melhores trabalhos do concurso de fotojornalismo promovido pela fundação La Caixa – e particularmente a enorme exposição da obra de Lee Friedlander.

Este fotógrafo norte-americano que começou por fotografar os grandes nomes dos Blues e do Jazz na década de 60, e que depois de converteu num repórter da América profunda. Testemunha do quotidiano das grandes metrópoles dos EUA, mas também da sua história e monumentalidade, da sua imponente natureza e das contradições da sua sociedade.

Esculturas de David Altmejd, integrada no Ciclo “Cenários” e a pintura oitocentista de William Hogarth, que traça um retrato por vezes mordaz da sociedade britânica desse tempo são exposições também ainda patentes. Ah…E tudo isto completamente de graça.

Nenhum comentário: