27.4.07

Fundação Joan Miró

Ainda não falei aqui do museu que mais me marcou em Barcelona. A Fundação Joan Miró, situada em pleno parque de Montjüic - que é um dos meus locais preferidos da cidade - reúne um vasto espólio de obras do artista catalão, desde a pintura à escultura, passando pela cerêmica e pela tapeçaria (o melhor exemplo é a foto abaixo, uma tapeçaria criada propositadamente para a Fundação, em 1975).


O edifício é, por si só, uma grande obra - da autoria de Josep Lluis Sert. E o conjunto de trabalhos de Miró é vastíssimo, acompanhando a evolução do artista, desde as primeiras obras, às expriências mais arrojadas.

Fascinante o trípitico azul, numa gigantesca sala de cortar a frespiração e onde apetece perder todo o dia envolvido pelos traços agressivos do pintor - que como já tinha confessado é um dos meus favoritos. E El oro de Azur (foto à direita), uma das obras mais marcantes do autor.

Além da Fundação com o seu nome, a obra de Miró está ainda noutros lugares da cidade, como o Painel de Cerêmica do Aeroporto de El Prat e o Pavimento "Pla de l'Os" em plena Rambla.



Um comentário:

Filipa disse...

Também foi um dos sitios que mais me marcou nessa cidade maravilhosa. Além de tb adorar as obras dele...tens bom gosto si sinhori ;)