15.3.07

É a História, estúpido...

A aula de Géneros Informativos de Rádio e Televisão de hoje foi passada a ver um documentário que começou por abordar os primeiros noticiários feitos em cinema, na década de 20, nos EUA. A dada altura, o filme fez uma incursão pela história da propaganda e pela utilização propagandistíca do cinema e dos noticiários. Nos anos 30 um nome incontornável: Joseph Goëbbels, o terrífico, mas genial, ministro da propaganda Nazi.
Para meu espanto não havia ninguém na sala - além de mim e da minha colega portuguesa - que conhecesse o senhor e foi necessário uma breve explicação da professora para que entendessem de quem ali se falava...
Quando me disserem que em Portugal o ensino vai mal, vou lembrar-me sempre disto.

Menos grave, mas igualmente ilustrativo, foi o sucedido numa aula de Literatura do século XX. A professora falava da alteração de concepção sobre o papel do escritor na viragem entre o século XIX e o século XX e citou Roland Barthes e o seu artigo "A morte do autor". Ninguém na sala o conhecia - e aquela até era uma aula do 3º ano.
No final da aula, quando lhe pedi algumas informações sobre a avaliação àquela cadeira, Barthes voltou a ser tema de conversa, mas a professora falou-me dele como "este senhor francês".
Na UM, fala-se de Barthes em qualquer cadeira. Desde o primeiro ano que o "senhor francês" se tornou obrigatório quando penso em temas tão diversos como a fotografia, a semiótica ou a publicidade.
E já é tão familiar que o tinha posto na minha lista de convidados para o meu aniversário (ele é que não pode aparecer. Diz que morreu, mas eu acho que foi desculpinha).

Será só uma diferença de concepções do Ensino?

Um comentário:

Paulo Lopes Silva disse...

Como um gajo que virou o seculo XIX para o XX tem a lata de dizer que ja morreu? Eu nao vou andar aqui na historia do ah e tal faleci...se me convidares para os teus anos eu vou!
Ate me admira ninguem ter dito que conhecia o Barthes porque era careca e defendia penaltis....

Ele que fique desde ja a saber que o seculo XIX faz anos este fim-de-semana!

Bem parvo! Tu sabes como eu sou