27.2.07
26.2.07
Nunca me aconteceu outra...
Não tive oportunidade de confirmar. Isto porque a nossa entrada foi barrada. Motivo: eramos demasiado jovens.
Eu que ia jurar que tinha 21 anos e não faço a barba vai para um mês...
Postado por Samuel Silva às 26.2.07 0 reacções
25.2.07
Everything is business
Postado por Samuel Silva às 25.2.07 1 reacções
22.2.07
E agora sem televisão...
Esqueçam o que disse aqui. Afinal não vou ver mais TV espanhola. O aparelho que existia no meu apartamento foi-se. Veio buscá-lo o dono, o rapaz com quem troquei de casa no início do mês. Assim já não vou poder analisar a televisão espanhola. E lá se vai um bom apoio para conhecer os dois novos idiomas que ando a tentar aprender.
Não sou um espectador muito assíduo de televisão. Em Portugal ficava-me por dois ou três programas de informação e pelo Gato Fedorento, nos generalistas. Mas agora começo a perceber a função “dona-de-casa” da caixinha. Cozinhar sem ruído de fundo deixa-me meio à toa. E comer com silêncio é ainda mais estranho. Mesmo que não estejamos realmente a prestar atenção ao que por lá se diz…
Postado por Samuel Silva às 22.2.07 2 reacções
21.2.07
O fim-de-semana foi bem português por estes lados, como tinha explicado aqui. Mas entrar num restaurante espanhol de comida rápida e ouvir Rui Veloso já é coisa para levar muita gente a duvidar de mim.
Desenganem-se, meus amigos: ouvi mesmo o pai do Rock português enquanto comi uma sandes de “pollastre i jamon”… Melhor, a música ainda era do tempo em que o Rui Veloso cantava, de um dos meus álbuns da infância, “Auto da Pimenta”.
E quando se está longe de casa, qualquer pedacinho de mundo que tenha um cheiro familiar é bem -vindo...Postado por Samuel Silva às 21.2.07 0 reacções
Carnaval multicultural
Postado por Samuel Silva às 21.2.07 0 reacções
Fiesta!
Na quinta-feira fui a uma discoteca, junto à Vila Olímpica, na zona mais próxima das praias. Era uma festa de boas-vindas para estudantes Erasmus e aceitei o desafio – embora não seja, nem de perto nem de longe, apreciador deste género de diversão nocturna. Digo-vos que nunca tinha entrado num sítio tão mau. A famosa discoteca chama-se Baja Beach e é uma coisa praticamente inenarrável.
Decoração típica de praia, com bóias e pranchas de surf nas paredes, empregados semi-nus – elas de tanga e soutien e eles de boxers justos –, e um DJ assassino. Explico: durante a noite, e sem grande critério, foi capaz de misturar Pink Floyd com Beyoncé, Queen com 50 Cent, Regaton e Techno do mais agressivo, clássicos dos anos 80 e 90 e Vengaboys, por exemplo.
A coisa de tão má torna-se divertida. Mas a cereja no topo do bolo acontece a cada meia hora. O DJ dá o mote e os empregados da discoteca saltam para cima dos balcões para dançar a coreografia da casa – um misto de Macarena com movimentos eróticos. Enquanto isso, duas máquinas, daquelas que estão na moda nas finais das competições desportivas e que costumam lançar confetis ao som do We Are de Champions, atiravam pedaços de papel higiénico sobre que estava na pista… Delicioso, não é?
No dia seguinte fui a uma festa na casa de umas colegas mexicanas. Comida tradicional (pouca), tequila (muita) e animação qb numa noite de que vos deixo um foto.
Postado por Samuel Silva às 21.2.07 1 reacções
20.2.07
Living BCN
Estou rendido. A cidade é fantástica e cheia de vida. O fervilhar da Rambla, a cor do mercado da Boqueria e a animação das mil e uma lojinhas que exstem por toda a Cidade Velha. Tudo isto acompanhado de uma sempre apetecível banda sonora de músicos de rua – alguns mais inspirados do que outros, na verdade.
No dia seguinte continuei o périplo pela arquitectura contemporânea de Barcelona, junto à Vila Olímpica, onde estão a torres MAPFRE e o edifício da Gas Natural espanhola (foto abaixo).
Barcelona revolucionou-se com o Modernismo no início do século XX. Mas tem sabido reinventar-se, acolhendo novos edifícios capazes de cumprirem o seu papel essencial –habitação, lazer, sede de grandes empresas – como também de se configurarem como pólos de atracção turística.
Postado por Samuel Silva às 20.2.07 0 reacções
Este fim-de-semana fui a Lisboa
Não havia sítio nesta cidade em que não ouvisse falar português. O que acabou por ser uma sensação estranha. Mais desconfortável do que familiar...
É normal a cidade estar cheia de turistas. Mas o que habitualmente se vê em cada canto são ingleses e japoneses - autênticas "árvores de Natal" prontos a "ser assaltados" como ilustrou na reunião de apresentação o meu coordenador Erasmus. Mas portugueses aqui por estas bandas é coisas pouco vista e pouco notada.
Pena foi que o fim-de-semana tenha sido mau em termos de tempo. Na quarta e na quinta-feira estavam 22 graus em Barcelona. No sábado choveu como se estivessemos no outro extremo da Península. Como diria o nosso povo, os turistias portugueses "trouxeram a chuva com eles".
Postado por Samuel Silva às 20.2.07 0 reacções
13.2.07
Univer-cidade
Apesar de estar na periferia de Barcelona, a universidade está bem próxima da cidade. Em 20 minutos de viagem no Ferrocarril estamos no topo da Rambla. E é bom voltar a este local meio perdido entre um bosque e as montanhas catalãs no final de um dia na movimentada Barcelona.
Estou a viver na Vila Universitária, o equivalente às nossas residências universitárias. Mas a comparação é impossível. Aqui vivemos em apartamentos, com cozinha, sala de estar com televisão (qualquer dia escrevo sobre a desgraçada TV espanhola...), ar condicionado e acesso wireless à Rede. Vivem na Vila 1800 pessoas e, nas suas galerias comercias, tem lavandaria, cabeleireiro, café e restaurante. Uma aldeia no meio desta grande cidade que é a UAB.
Postado por Samuel Silva às 13.2.07 1 reacções
11.2.07
Private joke
Postado por Samuel Silva às 11.2.07 0 reacções
10.2.07
9.2.07
Torres Valencianas, Praça de Espanya. 27/01/07
A primeira foto em solo Catalão. Está fraquinha, mas é simbólica.
Postado por Samuel Silva às 9.2.07 0 reacções
8.2.07
Para aqueles que não me conhecem, sou estudante do 4º ano da licenciatura em Comunicação Social da Universidade do Minho. Até Junho vou estudar Comunicaciò na Universitat Autónoma de Barcelona.
Postado por Samuel Silva às 8.2.07 1 reacções